menu

vamos negociar?

(51) 9 8444.8820

menu

23 julho, 2021

Fundação Grupo VW lança plataforma sobre mobilidade urbana

Entender o papel dos meios de transporte na conexão entre lugares, compreender as características das cidades e como a tecnologia acelera as transformações e permite a criação de soluções inovadoras para os problemas urbanos, perceber a importância da sustentabilidade nos transportes: tudo isso é essencial para a formação de cidadãos críticos, protagonistas e socialmente responsáveis.

É justamente para colaborar com o processo de definição de estratégias pedagógicas relacionadas a esses e outros temas que a Fundação Grupo Volkswagen e a Nova Escola lançaram a plataforma “Cidadania em Movimento – Ensinado jovens, formando cidadãos”, voltada à educação para a mobilidade urbana sustentável.

A proposta é disponibilizar aos educadores, de forma online e totalmente gratuita, conteúdos que fortaleçam a importância da construção desses saberes para o desenvolvimento dos alunos e estimulá-los a realizar projetos interdisciplinares que abordem esses temas de maneira significativa. Apesar do foco nos professores, os conteúdos foram pensados para serem utilizados por todos aqueles que têm interesse na causa da mobilidade urbana.

Cursos on-line e gratuitos
A plataforma foi lançada com uma trilha pedagógica de três cursos online e gratuitos, que abordam os temas meios de transporte, mobilidade e sustentabilidade. Cada um tem duração de três horas. Além de videoaulas, há materiais complementares e referências bibliográficas, com emissão de certificado ao final. Confira abaixo:

• Meios de transporte: desenvolvimento histórico e particularidades de cada um

• Soluções inovadoras para um problema urbano: mobilidade

• Sustentabilidade no transporte: gestão e redução de impacto no meio ambiente

Além disso, o quarto curso “Mobilidade e Cidadania: uma abordagem interdisciplinar com metodologias ativas”, com carga horária de 10 horas, traz uma abordagem interdisciplinar sobre temas como mobilidade urbana e sustentabilidade; inclusão social na mobilidade urbana e o acesso à cidade; condição de acesso da mulher à mobilidade urbana; entre outros. O objetivo é falar sobre a relação entre mobilidade e cidadania, sua importância para as diversas áreas de conhecimento e metodologias ativas para serem aplicadas em sala de aula.

Dos caminhos indígenas aos carros elétricos
A apresentação do curso “Mobilidade e Cidadania” foi feita de forma dinâmica e interativa, em uma aula ao vivo que já contabiliza mais de 2,5 mil visualizações e está disponível no YouTube. Ao longo de mais de duas horas de live, os participantes puderam tirar dúvidas com especialistas e conheceram, em primeira mão, um conjunto de atividades práticas para suas aulas, organizadas em um volume especial do Nova Escola Box.

Feita em parceria com a Fundação Grupo Volkswagen, essa caixa de atividades disponibiliza aos educadores conteúdos digitais com o tema “Mobilidade: dos caminhos indígenas às inovações atuais”. Entre as sugestões de práticas para a sala de aula, são tratados tópicos como: a mobilidade a partir dos caminhos indígenas, inovações em mobilidade urbana e os benefícios e desafios do carro elétrico. O Nova Escola Box está disponível para acesso gratuito na plataforma “Cidadania em Movimento”.

Acesse aqui a plataforma “Cidadania em Movimento” e conheça todo o conteúdo!

  • Porto Alegre - Padre Cacique

  • Padre Cacique - Seminovos

  • Pelotas

  • Caxias do Sul

WhatsApp